"Ser educador é muito mais do que ser professor. Para ser educador, não basta conhecer teorias, aplicar metodologias, é preciso uma predisposição interna, uma compreensão mais ampla da vida, um esforço sincero em promover a própria autoeducação, pois o educador verdadeiro é aquele que, antes de falar, exemplifica; antes de teorizar, sente e antes de ser um profissional é um ser humano." (Incontri)


"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática." (Paulo Freire)


"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar e para convencer, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e preparado para as boas obras” (2 Tm 3, 16-17)

Não é permitido utilizar imagens deste face sem autorização do proprietário.



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mosqueiro: Uma tradição paraense

Mosqueiro: Uma tradição paraense

Domingo, 12/06/2011, 05:43:27
Mosqueiro é um dos principais destinos turísticos no Estado do Pará (Foto: Ney Marcondes/ Arquivo)
Bucólica e festeira. Urbana, mas repleta de natureza. Por sua beleza, localização e infraestrutura, a Ilha de Mosqueiro é um dos principais destinos turísticos no Estado do Pará, reunindo até 300.000 visitantes no mês de julho. Quem vai à ilha se encanta pela rotina, que inclui, logo cedo, a ida ao Mercado Municipal para ver a diversidade de peixes, frutas e legumes, o passeio pela orla durante a manhã, e no fi nal da tarde, assistir às atrações culturais da Vila. Sem esquecer, é claro, de saborear a tapioquinha de Mosqueiro, delícia que já se tornou famosa em toda a região.
COMO CHEGAR
O acesso é feito pelas rodovias BR-316 e PA- 391, em menos de uma hora. A tarifa do ônibus urbano, que sai da Praça da Bíblia, em Belém, é R$ 3,30.
Área: 212 km²
Localização: 70 km de Belém
AONDE IR
Roteiro de praias: Além das praias mais tradicionais, localizadas na área urbana da ilha, Mosqueiro ainda conta com locais mais preservados, como o Paraíso, Marahú, Grande e Baía do Sol. Além das praias, o visitante pode usufruir do ecoturismo, no Parque Ambiental da Ilha do Mosqueiro e na Estação Ecológica do Furo das Marinhas.
Comunidade de Caruaru: Após passar pelos rios Tamanduacuara e Pratiquara, chega-se à Comunidade de Caruaru. O espaço é ideal para quem deseja conhecer um pouco das tradições da Ilha, comprar artesanato, ver os criatórios de camarão e aproveitar para ouvir as histórias contadas pelos moradores sobre as lendas e os mitos locais.
Trapiche da Vila: Inaugurado em 1908, foi umas das primeiras construções do núcleo urbano da ilha, a Vila do Mosqueiro. Atualmente, diversos serviços são disponibilizados nas proximidades do local, como casas de show, restaurantes e uma feira de produtos regionais.
ONDE FICAR
Condomínio Hotel Murubira. End: Av. Beira Mar, s/n – Praia do Murubira. Tel: (91) 3772-1778
Hotel Ilha Bela. End: Av. 16 de Novembro, 409/463. Tel: (91) 3771-2921.
ONDE COMER
Peixaria do Antônio. End: Chapéu Virado - Km 01. Tel: 3771-4331/9983-9875. Horário de funcionamento: das 10h às 16h (domingo a quinta-feira) e das 10h às 23h (sextas e sábados).
Oliveira “O Ponto Certo”. End: Av. Beira Mar, 316 - Murubira. Tel: 3771-1481
(Diário do Pará)
Domingo, 12/06/2011, 05:43:27

Nenhum comentário:

Postar um comentário