"Ser educador é muito mais do que ser professor. Para ser educador, não basta conhecer teorias, aplicar metodologias, é preciso uma predisposição interna, uma compreensão mais ampla da vida, um esforço sincero em promover a própria autoeducação, pois o educador verdadeiro é aquele que, antes de falar, exemplifica; antes de teorizar, sente e antes de ser um profissional é um ser humano." (Incontri)


"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática." (Paulo Freire)


"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar e para convencer, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e preparado para as boas obras” (2 Tm 3, 16-17)

Não é permitido utilizar imagens deste face sem autorização do proprietário.



domingo, 10 de junho de 2012

PARÁ FIGURA ENTRE OS PIORES NO ENSINO MÉDIO

Pará figura entre os piores no Ensino Médio

Domingo, 10/06/2012, 07:31:02 - Atualizado em 10/06/2012, 07:31:02


O Brasil registrou no ano passado a maior taxa de reprovação do Ensino Médio desde 1999. De acordo com o Ministério da Educação, este índice chegou a 13,1%. Apesar de o Pará não despontar como um dos estados com maior índice total de reprovação no Ensino Médio, o abandono nessa faixa de anos de estudo chama a atenção, colocando o Pará em terceiro lugar no ranking nacional. Ao todo 17,7% dos alunos matriculados deixam a escola nesta fase do estudo, sendo que 20,7% desse total abandonam já na 1ª série. Vergonhosamente, a rede municipal de ensino na região urbana de Belém foi a que apresentou o maior índice de reprovação do país: 62,5%.
Os dados sobre a evolução da educação no país, incluindo tanto a rede pública quanto as escolas particulares, foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) com base nas informações do Censo Escolar 2011.
Os dados sobre o rendimento dos estudantes é dividido em quatro categorias: taxa de aprovação, taxa de reprovação, taxa de abandono e taxa de não-resposta (TNR), composta matrículas que não se encaixam nas outras categorias por falta de informação nas escolas.
O Pará registrou 12,4% de reprovação no Ensino Médio, sendo que 17,4% deste total foram reprovados na 4ª série. O maior índice de reprovação de alunos do Ensino Médio no Estado acontece nas escolas municipais, ou 33,4% do total. A discrepância dos dados quando comparadas as taxas de reprovação das escolas públicas e das instituições particulares também é discrepante: no ensino público foram 13,1% de alunos reprovados na faixa, enquanto que nas escolas particulares este índice é de 4,6%.
FUNDAMENTAL
No Ensino Fundamental a taxa de reprovação foi de 10,9%, sendo que o maior índice é registrado no 6º ano, um total de 16,2%. Mais uma vez a diferença entre as taxas de reprovação das escolas públicas e privadas é grande: 11,5% contra 3,2%, respectivamente. Diferentemente do Ensino Médio, o pior índice para os estudos fundamentais é percebido nas escolas estaduais, com 15,8% do total.
Curiosamente a taxa de reprovação no Ensino Fundamental entre as escolas rurais e urbanas é semelhante: 10,9%. Já no Ensino Médio, as escolas rurais apresentam uma ligeira predominância, com 12,5% de reprovação contra 10,6% na área urbana.
De acordo com os estudos, a reprovação de alunos, principalmente nas escolas públicas, decorre de uma série de mazelas que tanto professores quanto estudantes enfrentam. As salas lotadas, a jornada dupla de trabalho dos professores, a realidade econômica e social dos estudantes e as condições das escolas contribuem para a dificuldade de assimilação do conteúdo e consequente reprovação de alunos.
Os estados com maior índice total de reprovação no Ensino Médio são Rio Grande do Sul (20,7%), Rio de Janeiro (18,5%) e Distrito Federal (18,5%), Espírito Santo (18,4%) e Mato Grosso (18,2%).
A rede municipal de ensino na região urbana de Belém foi a que apresentou o maior índice de reprovação do país: 62,5%, seguida pela rede federal na zona rural do Mato Grosso do Sul, com 40,3%.
Os estados com menores taxas de repetição são Amazonas (6%), Ceará (6,7%), Santa Catarina (7,5%), Paraíba (7,7%) e Rio Grande do Norte (8%).  (Luiza Mello, de Brasília para o Diário do Pará)

 http://www.diarioonline.com.br/noticia-205079-para-figura-entre-os-piores-no-ensino-medio.htm
Fonte: Diário do Pará - 10/06/12 - Ano XXX - nº 10.196

Nenhum comentário:

Postar um comentário