"Ser educador é muito mais do que ser professor. Para ser educador, não basta conhecer teorias, aplicar metodologias, é preciso uma predisposição interna, uma compreensão mais ampla da vida, um esforço sincero em promover a própria autoeducação, pois o educador verdadeiro é aquele que, antes de falar, exemplifica; antes de teorizar, sente e antes de ser um profissional é um ser humano." (Incontri)


"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática." (Paulo Freire)


"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar e para convencer, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e preparado para as boas obras” (2 Tm 3, 16-17)

Não é permitido utilizar imagens deste face sem autorização do proprietário.



quinta-feira, 30 de junho de 2011

GUARDA MUNICIPAL REFORÇA PRESENÇA EM MOSQUEIRO E DEMAIS BALNEÁRIOS

Plantão

Guarda Municipal reforça presença nos balneários

30/06/2011 - 1h50m

Pelo menos 350 homens do efetivo da Guarda Municipal de Belém (GMB) vão desembarcar nas praias de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba. A chamada Operação Verão 2011 começa amanhã. As informações são da prefeitura da capital.

Os guardas serão distribuídos proporcionalmente nos balneários. Mosqueiro receberá 250 homens porque é o local com a maior demanda.

Lá, um quartel foi improvisado na Escola Municipal Donatila Alves, localizada na rua da Bateria. Icoaraci e Outeiro receberão, pelos menos 15 homens, cada, que vão se revezar por turnos. Já para Cotijuba ficou acertado um efetivo de seis guardas por turno.

Nos finais de semana, dias que concentram o maior fluxo de pessoas nos balneários, o efetivo é reforçado. "Nesses dias, de acordo com a demanda local, vamos aumentar o número de guardas por turno em cada distrito, dentro do número estipulado para a Operação, que é de 350 homens", explicou o inspetor Serrão, chefe da assessoria técnica da GMB. Uma atenção especial será dada aos grandes eventos programados para o período das férias, como as corridas de Verão.

Outra preocupação da Guarda Municipal de Belém é com a presença dos trios elétricos, sobretudo no distrito de Mosqueiro. A guarnição está preparada para evitar que os brincantes desses trios, autorizados pela Prefeitura de Belém, se excedam na diversão. Qualquer tentativa de arrastão, ou tumuto que coloque vidas em risco, será rigorosamente combatida pelos guardas.

A GMB também contará com três cães farejadores em pontos estratégicos já definidos pelo Comando da Guarda e Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), para posicionamento do reforço operacional nas orlas de Belém. Além disso, seis cães de guarda e proteção também serão utilizados durante a operação. O efetivo conta ainda com o apoio de 18 motocicletas e 12 viaturas. Site: http://www.belem.pa.gov.br/

Disponível em:
30/06/2011



SESMA INTENSIFICA AÇÕES DE SAÚDE EM MOSQUEIRO E INTERIORES

Para garantir a saúde e o bem-estar dos veranistas durante o mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) inicia, neste final de semana, a Operação Verão 2011. Haverá...

Sesma intensifica ações de saúde no verão

By GERLLANY AMORIM– 30/06/2011

Para garantir a saúde e o bem-estar dos veranistas durante o mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) inicia, neste final de semana, a Operação Verão 2011. Haverá reforço nos plantões médicos, atuação redobrada de vigilância sanitária e vigilância a saúde, além de ações de prevenção a DST/Aids e outras doenças em todas as ilhas e distritos de Belém.

O Departamento de Urgência e Emergência (Deue) montou uma estratégia para garantir o atendimento contínuo nas Unidades de Urgência e Emergência hospitalares e não hospitalares, que funcionam em regime de plantão 24 horas, com reforço de 210 profissionais, tanto na capital quanto em Outeiro, Mosqueiro, Icoaraci e Cotijuba.

-

O reforço também será garantido no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), sendo disponibilizada uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que funciona como UTI móvel, no distrito de Mosqueiro, na praia do Chapéu Virado. O projeto Socorristas Jr, do Samu fará orientação, simulação de atendimento e teatro de fantoches aos veranistas durante o período. Também será realizado um reforço técnico da equipe nos Hospitais Municipais durante os finais de semana (sextas, sábados e domingos), com pagamento de plantões extras aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.

-

A Unidade Municipal de Saúde de Cotijuba terá atividades educativas, informativas e de orientação nas praias do Vai-quem-quer, Farol, Saudade, Trapiche e nos barcos que se deslocam para a ilha. As ações serão de orientação sobre DST/HIV, Dengue, Malária, exploração do trabalho infantil, uso de bebida alcoólica, cuidado com crianças, além da entrega de preservativos, panfletos e sacos para acondicionar lixo.

-

Técnicos do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) farão fiscalização e inspeção em feiras, mercados, estabelecimentos comerciais, de saúde pública e privada nos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro. Os técnicos do Devisa também vão averiguar denúncias relacionadas com a ocorrência de infrações sanitárias e realizar entrega de material informativo sobre os serviços de Vigilância Sanitária e de orientação em saúde.

-

O objetivo é garantir a qualidade dos produtos e serviços destinados aos veranistas, realizando o controle higiênico sanitário dos estabelecimentos que desenvolvem atividades de interesse da saúde, seja na comercialização, armazenamento, transporte e produção, como também na prestação de serviços. As ações sanitárias do Devisa acontecem sempre as quartas, quintas e sextas-feiras, dias que antecedem os finais de semana, para que os distritos estejam preparados para receber os veranistas. Os trabalhos ocorrem nos dias 29 e 30 de junho e 01 de julho, seguindo pelos dias 06, 07, 08, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de julho de 2011.

-

A equipe da Coordenação Municipal de DST/Aids também estará nos balneários e distritos de Belém, além de portos, trapiches e terminais rodoviários, fazendo educação em saúde e distribuição de preservativo e material educativo. Técnicos do Departamento de Ações em Saúde da Sesma realizarão ações de combate a dengue e prevenção de outras doenças, além de orientações sobre o saneamento domiciliar e principalmente sobre as medidas preventivas nos imóveis que ficarão fechados durante o período das férias.

-
(Ascom Sesma)
Disponível em:
30/06/2011

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CONCURSO DE FOTOGRAFIA: LUZES E SOMBRAS DE MOSQUEIRO




PMB DIVULGA AGENDA DE ATIVIDADES PARA O VERANEIO DE JULHO EM MOSQUEIRO E OUTEIRO

PREFEITURA DE BELÉM FAZ SUA AGENDA PARA O VERANEIO NA BUCÓLICA E OUTEIRO: Corrida, Travessia, torneios esportivos, Projeto Brinca Belém e Colônia de Férias no Verão 2011 da Sejel
O esporte estará movimentando o veraneio de julho nos principais balneários da capital paraense. Na programação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Juventude (Sejel), estão diversas atividades, entre elas, torneios de futebol de areia, de campo, voleibol, e as tradicionais Travessia do Mosqueiro e Corrida de Belém. Para a criançada, atividades lúdicas como o Projeto Brinca Belém e a Colônia de Férias.
Confira a programação completa:
Dia 06/07 – A abertura da programação esportiva do veraneio de julho começa com o Torneio de Futebol de Areia na Praia do Farol, em Mosqueiro, a partir das 17h. Qualquer equipe pode participar da competição, explica o coordenador de Esporte Rui Baeta. “Basta ir à Agência ou à Sejel e inscrever o seu time, não tem taxa de inscrição”. Ainda segundo Baeta, a competição é por eliminatória simples. “O ganhador passa automaticamente para a próxima fase”, diz ele. A previsão é que 16 equipes masculinas e 12 femininas participem do torneio, que é voltado para pessoas acima de 16 anos.
Neste mesmo período um outro torneio de futebol de areia estará acontecendo em Carananduba, organizado pela associação comunitária do bairro com apoio da PMB.
Dia 10/07 – A tradicional Corrida do Verão em Mosqueiro começa às 7h.  A exemplo dos anos anteriores, a corrida será realizada em parceria com a Federação Paraense de Atletismo. A competição terá dois percursos: um de 5km, para adolescentes entre 14 a 17 anos, cuja largada será da praia do Murubira, às 7 da manhã. E outro, de 10km, para o público adulto.  A concentração será a partir das 6h da manhã e largada no Pórtico da Ilha,  às 7h. O trajeto da corrida principal também não mudou: Do Pórtico os atletas seguem pela PA 391; trevo do Mosqueiro; Rua da Vila Nova; Av. Beira Mar; Porto Arthur, e Chapéu Virado, com a premiação dos atletas no Caramanchão. “A Secretaria premiará os 300 primeiros atletas com troféus e medalhas”, segundo o secretário de Esporte do Município João Amaral. A competição reuniu cerca de 250 atletas em 2010 e este ano a previsão é alcançar 300 competidores.
Dia 17/07 - A partir das 8h, a Sejel promove o Torneio de Vôlei de Areia na Praia do Chapéu Virado. A previsão da Secretaria é que oito equipes masculinas e oito femininas participem da competição.
Neste mesmo dia, a partir das 9h, haverá a Pofia de Canoas, competição entre os ribeirinhos da região. A saída será do Trapiche da Vila. Em seguida os ribeirinhos contornam a baia em canoas, na altura da antiga fábrica de borracha e voltam para o Trapiche.
Dia 22/07 - A programação segue no quarto fim de semana do mês de julho com a decisão do Torneio de Futsal de Areia em Mosqueiro, a partir das 17h, na Praia do Farol.
Dia 24/07 – Acontece a 16ª edição da Travessia a Nado do Mosqueiro. A largada será na Praia do Murubira,com chegada na Praia do Farol (horário a ser definido de acordo com a tábua das marés). O Coordenador de Esporte Rui Baeta informa que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança dos atletas, como a presença do Corpo de Bombeiros, da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, além dos profissionais da Sejel. Todo um aparato também será montado em terra  para o atendimento aos competidores, com a presença dos profissionais da Sesma e Defesa Civil.
Dia 30/07 – A famosa Gaymada, que reúne homossexuais numa disputa irreverente na Praia do Carananduba, a partir das 16h, encerra a programação esportiva da Sejel e Agência Distrital do Mosqueiro no Verão 2011. As inscrições da Gaymada também devem ser feitas na sede da Agência Distrital da ilha. A premiação dos campeões em todas as atividades serão medalhas e troféus.
Serviço: As inscrições para todas as competições estarão abertas a partir desta quinta-feira(30), e podem ser feitas na sede da Agência Distrital ou na Coordenadoria de Esporte da Sejel, que fica na Aldeia Amazônica David Miguel, no bairro da Pedreira (2º andar). A única exceção é a Travessia de Mosqueiro, cuja inscrição deve ser feita na sede da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, que fica na Av. Conselheiro Furtado, nº 2100. Outras informações sobre a programação esportiva no Verão 2011 da Prefeitura de Belém podem ser dadas pelo telefone 3213-7016, ou na sede da Coordenação de Esporte.
Brinca Belém e Colônia de
Férias para animar a garotada
Brinquedos, como cama elástica e piscina de bolinha; atividades educativas e lúdicas, entre elas, pintura em papel e corporal, e jogos de salão (os tradicionais jogos de dama, dominó). São algumas das diversas ações que o projeto Brinca Belém, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel), vai levar aos balneários do município para animar a criançada.
A programação de verão do Brinca Belém começa no dia 06 de julho, na Praça da Vila, em Mosqueiro, a partir das 9h. As atividades continuam na segunda sexta-feira do mês(15), também na Vila. No dia seguinte, o Brinca Belém estará na Praia do Amor em Outeiro, também a partir das 9h e no domingo (17), na Comunidade Central Parque, localizada na Rodovia Arthur Bernardes, próximo á Fábrica Carneiro,em Icoaraci, das 9h às 12h.
Já no dia 22, o Brinca Belém volta a Mosqueiro, na Vila, e no dia 23 estará mais uma vez com atividades lúdicas e educativas na Praia do Amor em Outeiro.
As inscrições para a Colônia de Férias da Sejel já estão abertas e qualquer criança a partir de sete anos pode participar. “É só trazer os dados da criança, como nome completo, endereço, telefone fixo e celular do pai ou responsável”, explica Gisele Chaves, coordenadora de Lazer. Serão seis dias de atividades. Nos dias 12,13 e 14 e nos dias 19, 20 e 21.  Nos dias 12 e 19, as atividades serão realizadas na Aldeia Amazônica David Miguel, sede da Secretaria e nos dias 20 e 21 a criançada vai participar de passeios, entre eles, a visita ao Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves e Parque Ambiental do Utinga. A programação da Colônia de Férias encerra com uma exibição de filme infantil no Cine Olympia.
Serviço: Outras informações sobre as atividades do Brinca Belém e da Colônia de Férias da Sejel pelo telefone: 3213-7013.

OPERAÇÃO "TAPA BURACO" EM MOSQUEIRO E ICOARACI

“Tapa-buraco”: Sesan realiza manutenção em malha viária de Mosqueiro e Icoaraci




foto: Oswaldo Forte
A ação que faz parte da “Operação Verão 2011″ da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), realiza a manutenção da malha viária nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci. A operação, popularmente conhecida como “tapa-buraco” é executada pelo Departamento de Obras Viárias (Deov) da secretaria.
Andamento das ações
Mosqueiro
As ações em Mosqueiro começaram no 6 de junho, com serviços na avenida Beira-Mar, entre Carananduba e a vila; na vila, no entorno da praça; na avenida 16 de Novembro, entre a rua Coronel Mota e a avenida Beira-Mar,  e na 5ª Rua, entre as ruas 16 de Novembro e Siqueira Mendes. A operação tapa-buraco foi realizada ainda na Vila Nova, entre a PA 391 e a beira-mar; Variante, entre Vila Nova e Pires Teixeira; e rua da Bateria, entre 16 de Novembro e  a avenida Beira-Mar.
No momento, os serviços estão sendo realizados na rua Rodrigues Pinagé, entre rua do Aeroporto e Beira Mar; rua (principal) do Aeroporto, entre ruas Pires Teixeira e Rodrigues Pinagé; rua Pires Teixeira, entre avenida Beira-Mar e rua do Aeroporto; travessa César Augusto, entre Beira-Mar e Variante; 2ª Rua do Chapéu Virado, entre Natal do Murubira e Eurico Romariz, e rua Eurico Romariz, entre Beira-Mar e Pires Teixeira.
Icoaraci
No distrito de Icoaraci, os trabalhos começaram dia 13 de junho. Estão sendo realizados serviços na rua 15 de Agosto, entre Souza Franco e Berredos e entre São Roque e Lopo de Castro; na travessa São Roque, entre 15 de Agosto e Coronel Juvêncio Sarmento;  na travessa Souza Franco, entre Manoel Barata e Siqueira Mendes; na avenida Lopo de Castro com a rua Juvêncio Sarmento; na  Manoel Barata com a travessa Itaboraí, e na Manoel Barata com travessa Souza Franco.
Os mesmos trabalhos também foram realizados na passagem Carneiro da Rocha, entre Manoel Barata e Siqueira Mendes; travessa Itaboraí, entre 15 de Agosto e Coronel Juvêncio Sarmento; rua Siqueira Mendes, entre as travessas São Roque e Cruzeiro; avenida Manoel Barata com Juvêncio Sarmento; Manoel Barata com a travessa Itaboraí; e Manoel Barata com travessa Souza Franco; passagem Carneiro da Rocha, entre Manoel Barata e Siqueira Mendes; travessa Itaboraí, entre rua 15 de Agosto e coronel Juvêncio Sarmento, e rua Siqueira Mendes, entre São Roque e Cruzeiro.
No momento, a operação tapa-buraco ocorre na estrada velha do Outeiro, entre Brasília e o trevo; na 8 de Maio com a Sol Nascente; na Siqueira Mendes, entre Berredos e Souza Franco, e em dois trechos da 2 de Dezembro – com as passagens Pimenta Bueno e Furo do Maguari; e na rua Japanã, entre Umaru e Juntaí (em frente à escola São Pedro).
O material utilizado pela Sesan nesse trabalho, é um tipo de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Trata-se do revestimento asfáltico mais usado em vias urbanas e rodovias com grande fluxo de carros.
Gerllany Amorim com informações da Ascom/Sesan
Disponível em:

O DIA DE SÃO PEDRO SEGUNDO A BÍBLIA


O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.

Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.

Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.

Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.

Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".

Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.

Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.

Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.

São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

segunda-feira, 27 de junho de 2011

LOMBADAS NAS ESTRADAS DE MOSQUEIRO E SALINAS‏

 
Enviada:



segunda-feira, 27 de junho de 2011 22:40:59
Para: cartas@diariodopara.com.br (cartas@diariodopara.com.br)

Belém(PA), 27 de junho de 2011
À
Redação do Jornal Diário do Pará

Seção: Cartas do Leitor

Submeto a Vossa avaliação matéria abaixo, visando publicação no espaço citado

Ref.:  Lombadas nas rodovias geram perigo para motoristas e pedestres

Apesar de todo o esquema de fiscalização que está sendo montado nas rodovias, um perigo constante deixam motoristas e pedestres em alerta: a falta de sinalização adequada nas lombadas instaladas na BR 316 e nas estradas dos interiores do Estado, principalmente Mosqueiro e Salinas, que terão os maiores fluxos de veículos nestas férias de julho.

O mais interessante é que existem, na BR 316 mais de dez lombadas, entre o Entroncamento e a entrada de Mosqueiro, nos 60 quilômetros da estrada para Mosqueiro, temos mais de vinte e nos 210 quilômetros, de Belém até Salinas, mais de trinta e cinco, de todos os tipos, altas, baixas, retangulares, arredondadas, brancas, listradas, sinalizadas e não sinalizadas (sem pinturas e sem placas) e, quando se pensava em reduzir esse número, mais três foram construídas nas estradas de Salinas, “visando atender aos pedidos da comunidade e garantindo maior segurança à população”, já que havia a necessidade de instalar esses equipamentos em pontos com histórico de acidentes e vítimas fatais, segundo um informante de trânsito, do local.

É realmente inexplicável essa questão de lombadas, dos sonorizadores e redutores de velocidade, apesar dos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN, coisa que não vemos instalados de forma adequada nas rodovias estaduais e federais, com atenção especial as estradas da Capital e Interiores do Estado, locais de velocidade controlada e de dispensável atenção dos condutores.

Acredito que, a falta de sinalização das estradas, a ausência de placas de indicação adequada e padrão das lombadas e a falta de pintura das mesmas tem gerado uma série de problemas para os condutores, contribuindo com sérios prejuízos aos veículos e colocando em risco a vida dos condutores e pedestres. Espero a atenção de nossas autoridades.

 
 

II CONGRESSO PARAENSE DE MUNICÍPIOS - 30/06 a 02/07/11_HANGAR

Congresso discute Sustentabilidade em Belém-PA.


Com o tema “Em busca da sustentabilidade”, será realizado de 30 de junho a 02 de julho, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, o II Congresso Paraense de Municípios.
O evento contará com diversas palestras, como: Criação de novos Estados no território Paraense; O financiamento da saúde: custo amazônico; A geração de emprego e renda como vetor do desenvolvimento social; Impactos e desafios para o desenvolvimento dos municípios Paraenses, dentre outros temas.
As inscrições podem ser feitas no www.congressofamep.com.br.
Telefones: (91) 3212-2371 / 3212-2383

Belém, 400 anos - Sejam bem-vindos ao século XX

domingo, 26 de junho de 2011

Belém, 400 anos - Sejam bem-vindos ao século XX

Parada de ônibus na Praça do Relógio tendo ao fundo a Igreja da Sé. Note-se a faixa afixada com os seguintes dizeres: "Empregadores: o custo de vida cresceu 400%. Os comerciários pedem somente 80%"

Vista área da avenida 15 de Agosto (atual Presidente Vargas) à altura da Travessa Santo Antônio. No cento, terreno baldio que seria ocupado pelo moderno prédio do Banco do Brasil

Praça General Magalhães com seu belo coreto em primeiro plano

Rua João Alfredo, coração pulsante do comércio de Belém

Belém de amplos telhados. Vista do bairro da Campina tendo ao fundo as imponentes trigêmeas do reservatório Paes de Carvalho. Nos anos 60, sob o regime militar, a construção foi criminosamente demolida

Praça das Mercês e seu casario remanescente do tempo da riqueza do látex

Uma praia na bucólica Mosqueiro. Àquela época, chegava-se à ilha somente por barco ou navio

O secular Theatro da Paz enquadrado a partir de um dos coretos da Praça da República



Século XX, anos 50 e 60, Belém, cidade de amplas praças, monumentos herdados da Belle Époque e avenidas que se abrem para as mesmas promessas de progresso (para alguns poucos, é verdade).
Recordar (lat. recordãre "recordar, trazer à memória, rememorar"), ensina o Aurélio.
Recordar significa dar voltas ao coração. Memória afetiva de um tempo que se foi, mas que deixou suas marcas entranhadas em imagens e lembranças de quem viu e viveu uma metrópole em permanente mudança.
Nas fotos acima, todas do extraordinário acervo da Biblioteca Digital do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um passeio pela Belém à altura de seus 350 anos.


Fotos: Biblioteca do IBGE

domingo, 26 de junho de 2011

SESC TRIATHLON 2011_PERCURSO E PROGRAMAÇÃO

Começa a temporada Sesc Triathlon 2011

Natação
 
A natação é um dos esportes mais completos que existem, hoje. Os animais aquáticos mostraram aos homens que era possível mover-se na água, sem submergir,e eles aprenderam a lição de tal forma,que na Grécia e em Roma, a natação foi adotada como exercício para treinamento de soldados. 

Corrida
É um esporte vicioso, pois traz um enorme bem estar e muitos benefícios. Uma das modalidades do triathlon, a corrida exige um enorme esforço físico para finalizar o percurso da provaCiclis

Ciclismo
É um esporte que pode ser utilizado para se obter um condicionamento físico mais apurado e é indicado, inclusive para aquelas pessoas para quem a caminhada já não é capaz de proporcionar um impacto físico que seja benéfico, pois já está em seu limite, fazendo com que o corpo não consiga mais avanços.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Comunidade de Mosqueiro pediu providências das autoridades em audiência realizada na Ilha

Atualidades
Povo cobra melhorias para Mosqueiro

Edição de 11/06/2011

DESABAFO

Comunidade pediu providências das autoridades em audiência

Os inúmeros problemas que assolam Mosqueiro, distrito de Belém, foram discutidos entre a comunidade e autoridades, durante uma audiência pública, ontem de manhã, na ilha. As principais reclamações dos moradores dizem respeito ao atendimento nos postos de saúde, ao serviço de transporte coletivo dentro da ilha e à infraestrutura urbana, mas a insegurança e a qualidade das escolas existentes no distrito também incomodam.

O encontro, mediado pelo vereador Adalberto Aguiar (PT), vice-presidente da Câmara Municipal de Belém, aconteceu no bairro do Maracajá, e serviu para que representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Companhia de Transporte do Município de Belém (CTBel), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaeb), das polícias Civil e Militar e do Ministério Público do Estado ouvissem as queixas da população. "Dessa reunião sairá um relatório que será encaminhado a todos os órgãos aqui representados para que sejam tomadas providências", anunciou o vereador.

"No meu bairro, a maioria das ruas está sem saneamento básico, o lixo leva até três semanas para ser recolhido e o abastecimento de água praticamente não existe", desabafou Maricléa Lochande, dirigente comunitária da área do Aeroporto. Moradores de bairros como Carananduba e Maraú fizeram as mesmas reclamações. Segundo a aposentada Maria José Barbosa, em alguns dias, é preciso esperar até três horas por uma condução. "Quando tenho de vir do Carananduba para resolver alguma coisa na Vila, saio com bastante antecedência porque sei que o ônibus não tem hora para passar", informou.



Para ver a matéria completa assine O Liberal Digital.

domingo, 19 de junho de 2011

Tranquilidade nas praias de Mosqueiro, neste domingo.




Tranquilidade em praticamente todas as praias do distrito de Mosqueiro, com exceção do Farol, Murubira e Paraíso, onde havia um grande fluxo de veículos e uma grande concentração de banhistas, numa prévia que antecede o feriadão de Corpus Christi (23/06). Com com a calmaria, barraqueiros, comerciantes e vendedores ambulantes reclamaram das vendas que, segundo eles, já era para estar bem mais agitadas.

Na praia do Farol, na avenida Beira-Mar, não foi visto nenhum ônibus de piquenique e o grande fluxo de veículos de passeio acabaram por engarrafar o trânsito por alguns instantes. Agentes da CTBel não foram chamados para organizar o vai e vem de veículos que era considerado normal em todas as vias da redondeza. Era pouca a multidão de banhistas que habitualmente encontramos na Ilha e a maré estava calma, por essa razão até salva-vidas não foram encontrados orientando os banhistas quanto aos cuidados na água. Até o final da tarde de hoje (19) nenhuma ocorrência grave até então havia sido registrada. Crianças não foram tidas como perdidas, sendo essa uma das maiores preocupações, especialmente do Corpo de Bombeiros.

Na orla do Murubira, havia um número razoável de banhistas, o fluxo de veículos era normal e poucos carros insistiam com seus sons altos. Já no Paraíso, apesar do nome, havia um fluxo maior de veículos e os banhistas aproveitaram o dia para um banho de praia e saborearem uma caldeirada ou uma maravilhosa peixada frita ou moqueada (http://festivaldomoqueiodailhadomosqueiro.blogspot.com/), ao sabor da Ilha e com direito a acompanhamento. (farofa, arroz e limão)
Enfim, até o retorno está sendo normal e muito proveitoso, nesta tarde de sol.
Mosqueiro, teve um final de semana tranquilo!
José Carlos da S Oliveira
19/06/2011




Representantes do Triathlon de Mosqueiro participam da Corrida e Caminhada do Engenheiro


Hoje (19/06/11) foi realizada no Parque do Utinga, com um percurso de 8 e 6 km, respectivamente a II Caminhada do Engenheiro. Mosqueiro esteve representado por dois triathletas.
E por falar em Triathletas de Mosqueiro, essa equipe já representa a Ilha há mais de 1 (um) ano e somente agora está recebendo a atenção merecida para registrar a Associação dos Triathletas de Mosqueiro - ASTRIM.
Estou nessa luta juntamento com o Triathleta Silvio e estamos pedindo o apoio dos nossos empresários e da comunidade local.

Parabéns aos Triathletas da Ilha.

____ Triathleta, ficou com 3º lugar na categoria ____



Imagens de outros grupos
participantes do Triathlon de Mosqueiro.
Ano: 2010

Aquecimento e preparativos
antecedendo a largada.


A recompensa pelo esforço e pela boa vontade de competir
Bruno, Silvio, 
sua genitora, e demais componentes da equipe
Uma força merecida pelas vitórias.

Contatos e patrocínios:
8217-5394

sábado, 18 de junho de 2011

Setran começa obra de manutenção em Mosqueiro,


A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) iniciou os serviços de manutenção da ponte de acesso à ilha de Mosqueiro, para garantir a trafegabilidade segura dos frequentadores e moradores do balneário, que fica a aproximadamente 60 quilômetros de Belém. Serão realizados serviços de recuperação do tabuleiro, que é o piso da ponte, e a proteção lateral que foi danificada por um acidente de carro. Serão refeitas, ainda, as juntas de borrachas que ficam entre as placas de concreto.
Os engenheiros da Setran afirmam que os pilares e as fundações estão em perfeito estado para receber demanda de veranistas, no próximo período de férias escolares. A ponte Sebastião Oliveira fica na rodovia PA-391, sobre o furo da marinha e tem uma extensão de 1.480 metros e 10 metros de largura. A última reforma feita na estrutura aconteceu em 2008, e em maio deste ano o secretário de estado de Transportes, Francisco Melo (Chicão), ordenou que uma inspeção fosse realizada para avaliar suas reais condições, inclusive para esclarecer qualquer possibilidade de risco de desabamento em função do tráfego intenso de veículos pesados no local.
A vistoria técnica não constatou danos que pudessem comprometê-la, portanto sem qualquer possibilidade alguma de cair, tranquilizando os moradores da ilha, que manifestaram através da imprensa sua preocupação a partir da sobrecarga na ponte.
O secretário disse compreender a preocupação dos populares, tanto que as obras de manutenção já estão sendo feitas e devem se estender até o final de junho, e revelou que está em entendimentos com a Secretaria da Fazenda (Sefa) para encontrar uma forma de controlar o limite de carga transportada por veículos pesados não apenas nas pontes, como a de Mosqueiro, assim como nas rodovias estaduais.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Lixo e mato tomam conta de bairros da Ilha de Mosqueiro




Data das Imagens: 17/06/2011

JCSOliveira


Apesar dos melhoramentos que vem sendo realizados na Ilha de Mosqueiro, Moradores e veranistas continuam sendo prejudicados com os serviços de limpeza das ruas e coleta de lixo. A administração municipal tem sido incompetente na prestação desse serviço em várias ruas e bairros do local.

É visível se notar o abandono ocasionado pelo mato e lixo acumulados por todos os lados. Um dos bairros mais prejudicados, mas que se repete em quase todos eles, é o Farol, e toda a orla da praia grande, prainha e imediações desse bairro, considerado a elite da Ilha.

Estive visitando na tarde dessa sexta-feira (17), os bairros da bateria e farol e vi de perto o abandono da comunidade. São ruas sem condições de tráfego, terrenos baldios cobertos pelo mato e lixo amontoado colocando em risco a saúde e a segurança dos moradores e veranistas. São verdadeiros depósitos de lixos, galhos e outros detritos deixados pelos próprios moradores em frente às residências e nas esquinas de algumas ruas, e sem atendimento de coleta.
Sem citar outros locais, a Avenida Beira-Mar, do Ariramba ao Farol, é uma das mais castigadas com o descaso da atual administração. Nestes locais encontramos os maiores acumulados de lixo e mato (foto), que já tem forma de lixão. E o pior é que ficam jogados ao lado de mansões de personalidades importantes da história da Ilha.
Alguns moradores desses bairros afirmam que nunca viram tamanho descaso. Uma moradora da Prainha afirma que “um lixão está sendo formado na beira das ruas do Farol. É mato, buracos, lixo, ratos e todo tipo de insetos e ninguém da Agência Distrital faz nada por aqui, apesar do carro do lixo, passar quase todo dia”.


Jcsoliveira_uema@hotmail.com
http://mosqueirense.blogspot.com

José Carlos da S Oliveira
– Belém – Pará
RG-PCPA-7013652
Fone: 8217-5394

Anexo imagens da precária situação da Ilha


Twitter
pmb_oficial
A Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), promove uma série de serviços para melhorar e ampliar a infraestrutura da ilha no verão. 20/06/11

Twitter
AzevedoLuci
A estrada p Mosqueiro tá uma tristeza. Lugar tão lindo, se acabando pela ausência do poder público. Pará de ninguém, vc encontra aqui. 20/06/11

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mosqueiro: Uma tradição paraense

Mosqueiro: Uma tradição paraense

Domingo, 12/06/2011, 05:43:27
Mosqueiro é um dos principais destinos turísticos no Estado do Pará (Foto: Ney Marcondes/ Arquivo)
Bucólica e festeira. Urbana, mas repleta de natureza. Por sua beleza, localização e infraestrutura, a Ilha de Mosqueiro é um dos principais destinos turísticos no Estado do Pará, reunindo até 300.000 visitantes no mês de julho. Quem vai à ilha se encanta pela rotina, que inclui, logo cedo, a ida ao Mercado Municipal para ver a diversidade de peixes, frutas e legumes, o passeio pela orla durante a manhã, e no fi nal da tarde, assistir às atrações culturais da Vila. Sem esquecer, é claro, de saborear a tapioquinha de Mosqueiro, delícia que já se tornou famosa em toda a região.
COMO CHEGAR
O acesso é feito pelas rodovias BR-316 e PA- 391, em menos de uma hora. A tarifa do ônibus urbano, que sai da Praça da Bíblia, em Belém, é R$ 3,30.
Área: 212 km²
Localização: 70 km de Belém
AONDE IR
Roteiro de praias: Além das praias mais tradicionais, localizadas na área urbana da ilha, Mosqueiro ainda conta com locais mais preservados, como o Paraíso, Marahú, Grande e Baía do Sol. Além das praias, o visitante pode usufruir do ecoturismo, no Parque Ambiental da Ilha do Mosqueiro e na Estação Ecológica do Furo das Marinhas.
Comunidade de Caruaru: Após passar pelos rios Tamanduacuara e Pratiquara, chega-se à Comunidade de Caruaru. O espaço é ideal para quem deseja conhecer um pouco das tradições da Ilha, comprar artesanato, ver os criatórios de camarão e aproveitar para ouvir as histórias contadas pelos moradores sobre as lendas e os mitos locais.
Trapiche da Vila: Inaugurado em 1908, foi umas das primeiras construções do núcleo urbano da ilha, a Vila do Mosqueiro. Atualmente, diversos serviços são disponibilizados nas proximidades do local, como casas de show, restaurantes e uma feira de produtos regionais.
ONDE FICAR
Condomínio Hotel Murubira. End: Av. Beira Mar, s/n – Praia do Murubira. Tel: (91) 3772-1778
Hotel Ilha Bela. End: Av. 16 de Novembro, 409/463. Tel: (91) 3771-2921.
ONDE COMER
Peixaria do Antônio. End: Chapéu Virado - Km 01. Tel: 3771-4331/9983-9875. Horário de funcionamento: das 10h às 16h (domingo a quinta-feira) e das 10h às 23h (sextas e sábados).
Oliveira “O Ponto Certo”. End: Av. Beira Mar, 316 - Murubira. Tel: 3771-1481
(Diário do Pará)
Domingo, 12/06/2011, 05:43:27

Junho é o mês de cair na festa

Quadrilha Charme da Ilha
Mosqueiro
Campeã de 2009
Quinta-feira, 16/06/2011, 07h43

Junho é o mês de cair na festa

Tamanho da fonte:
O prazer de dançar, de comer, de se banhar, de namorar e de fazer arte está representado nas tradicionais festas juninas através de vários símbolos. São elementos como as bandeirinhas, as comidas, a quadrilha e a fogueira que dão à manifestação cultural o simbolismo de celebração do prazer.

“As festas juninas simbolizam o imaginário coletivo da sociedade. É uma forma de as pessoas se sentirem participantes de uma mesma comunidade emocional. É como se as pessoas estivessem celebrando o prazer daquele pertencimento, daquela maneira de sentir que é comum a todos”, explica o professor e poeta João de Jesus Paes Loureiro.

Segundo ele, é essa complexidade de elementos percebidos nas festas comemoradas no período junino que fazem com elas se tornem manifestações completas. “A quadra junina é um dos ciclos culturais mais completos porque tem a expressão artística, tem o misticismo próprio, a teatralidade, as comidas típicas e a música e ritmo próprios”, aponta.

De acordo com Paes Loureiro, apesar de se renovar constantemente, a quadrilha junina tem origem francesa, daí a sonoridade das palavras que embalam os passos tradicionais como “anarriê” e “avancê”. “A quadrilha é um gênero que se moderniza cada vez mais porque é incorporada pelos jovens. A quadrilha sempre teve um enredo típico e lúdico, mas hoje o enredo foi se modernizando com a evolução da quadrilha”.

Puxado por esse elemento lúdico, o casamento na roça também é um dos elementos mais característicos das festas de São João. A reprodução cômica da cerimônia tradicional, além de se desenvolver de maneira própria, é palco para expressões típicas desse tipo de comemoração. “As festas juninas têm um vocabulário próprio que só é usado nesta época”, aponta o professor.

Neste sentido, as festas não deixam de ter um lado místico caracterizado pela figura dos santos homenageados e pelas simpatias comuns à época. Influenciadas prioritariamente pela cultura judaico-cristã, a presença dos santos padroeiros e dos santos de devoção acabam se misturando às celebrações juninas. “Como são manifestações cíclicas, anuais e seculares, assumem uma dimensão ritualística grande”, explica Paes Loureiro.

Elemento constante no período junino, as fogueiras são exemplos desses rituais. Como forma simpatia, elas são puladas como forma de fortalecimento de amizades. De acordo com Paes Loureiro, apesar de se tornarem incompatíveis com os centros das cidades, a valorização das fogueiras se dá pelo caráter místico que apresentam. “A fogueira é valorizada pelo poder simbólico que o fogo representa como a energia, o amor, a quentura da amizade”.

ASPECTOS MÍSTICOS

Ainda assim, os aspectos místicos das festas juninas têm um elemento diferenciado na cultura paraense. Há cinco anos o gerente operacional de logística, Nilton Barreto, vê nos famosos banhos cheirosos das erveiras do Ver-o-Peso a melhor maneira de atrais bons fluidos no período da quadra junina.

No primeiro domingo de junho deste ano, ele tomou o banho de São João como forma de conquistar um bom semestre. “Diluímos o banho em água e jogamos da cabeça aos pés e deixamos secar no corpo para a essência da erva funcionar melhor. Nesse momento, o que fazemos é pensar positivo para atrair boas energias”, ensina. “Todos esses anos têm dado certo, as coisas estão fluindo bem”.

Influenciado pela tradição do pai, o pequeno Lucas Felipe Moura, de sete anos, também já experimentou o banho. “Eu gostei porque é cheiroso”. Para manter a tradição, Nilton compra o cheiro sempre com a mesma erveira. “Deu certo uma vez, então vai continuar”.

Ainda assim, segundo Paes Loureiro, esse não é o único aspecto da cultura paraense que foi incorporado às festividades juninas. O Pássaro Junino e o Boi Tinga, do município de Vigia. “Se analisarmos as manifestações da cultura junina no Brasil vemos que quase todos vieram com os colonizadores e receberam alguma variação depois”, diz o professor.

(Diário do Pará)

Sesan realiza "Operação Verão 2011" em Mosqueiro e Icoaraci

Mosqueiro, de longe um paraíso.
Um local de problemas em busca de soluções!

Somamos a essa reportagem imagens que confirmam a necessidade, urgente, de várias obras na ilha, além da malha viária.

 

Sesan realiza "Operação Verão 2011" em Mosqueiro e Icoaraci

Belém, 15 de junho de 2011


A Secretaria Municipal de Saneamento está realizando a “Operação Verão 2011” em Mosqueiro e Icoaraci. Executado por seu Departamento de Obras Viárias (Deov), esse trabalho consiste na manutenção da malha viária, com a operação tapa-buraco.
As ações em Mosqueiro começaram no dia seis de junho, com serviços na avenida Beira-Mar, entre Carananduba e a vila; na vila, no entorno da praça; na avenida 16 de Novembro, entre a rua Coronel Mota e a avenida Beira-Mar,  e na 5ª Rua, entre as ruas 16 de Novembro e Siqueira Mendes.
A operação tapa-buraco foi realizada ainda na Vila Nova, entre a PA 391 e a beira-mar; Variante, entre Vila Nova e Pires Teixeira; e rua da Bateria, entre 16 de Novembro e  a avenida Beira-Mar.
No momento, os serviços estão sendo realizados na rua Rodrigues Pinagé, entre rua do Aeroporto e Beira Mar; rua (principal) do Aeroporto, entre ruas Pires Teixeira e Rodrigues Pinagé; rua Pires Teixeira, entre avenida Beira-Mar e rua do Aeroporto; travessa César Augusto, entre Beira-Mar e Variante; 2ª Rua do Chapéu Virado, entre Natal do Murubira e Eurico Romariz, e rua Eurico Romariz, entre Beira-Mar e Pires Teixeira.
Em Icoaraci, os trabalhos começaram dia 13 de junho. Estão sendo realizados serviços na rua 15 de Agosto, entre Souza Franco e Berredos e entre São Roque e Lopo de Castro; na travessa São Roque, entre 15 de Agosto e Coronel Juvêncio Sarmento;  na travessa Souza Franco, entre Manoel Barata e Siqueira Mendes; na avenida Lopo de Castro com a rua Juvêncio Sarmento; na  Manoel Barata com a travessa Itaboraí, e na Manoel Barata com travessa Souza Franco.
Os mesmos trabalhos também foram realizados na passagem Carneiro da Rocha, entre Manoel Barata e Siqueira Mendes; travessa Itaboraí, entre 15 de Agosto e Coronel Juvêncio Sarmento; rua Siqueira Mendes, entre as travessas São Roque e Cruzeiro; avenida Manoel Barata com Juvêncio Sarmento; Manoel Barata com a travessa Itaboraí; e Manoel Barata com travessa Souza Franco; passagem Carneiro da Rocha, entre Manoel Barata e Siqueira Mendes; travessa Itaboraí, entre rua 15 de Agosto e coronel Juvêncio Sarmento, e rua Siqueira Mendes, entre São Roque e Cruzeiro.
No momento, a operação tapa-buraco ocorre na estrada velha do Outeiro, entre Brasília e o trevo; na 8 de Maio com a Sol Nascente; na Siqueira Mendes, entre Berredos e Souza Franco, e em dois trechos da 2 de Dezembro – com as passagens Pimenta Bueno e Furo do Maguari; e na rua Japanã, entre Umaru e Juntaí (em frente à escola São Pedro).
Nesse trabalho, é usado concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Trata-se do revestimento asfáltico mais usado em vias urbanas e rodovias com grande fluxo de carros.

Dilson Pimentel - Assessoria de Imprensa da Sesan
Disponível em:

Mês de julho com muito trabalho para a Sesan
se quiser fazer bonito nas férias.
 Esgotos entupidos na orla da praia do Chapéu Virado

 Tubulação entupida
entre a Av. beira Mar e Trav. Pires Teixeira,
no Porto Arthur.

 Calçadão danificado e esburacado
Av. Beira Mar, orla do Porto Arthur
e Murubira

 Esgotos jorrando sobre as areias da praias.
Muito comuns no Farol, Chapéu Virado, Porto Arthur e Murubira

Praias 
O morador e o visitante convivem com a sujeira das praias.

 Pedaços de madeiras (toras)
Encontrados na praia do Paraíso e em
muitas outras.

 Esgotos
Muito comuns nas praias da Ilha.

 Lixo
É muito comum encontrar-mos nas areias,
principalmente na vazante das marés.


 Banhistas convivem com o lixo
deixado pelas marés.
O serviço de limpeza e remoção é
demorado.

Trav. Consciência, no Murubira. 
Moradores convivem há anos com o problema
e dependem de saneamento.
É muito comum encontrar-mos esse tipo de situação
em vários bairros da Ilha.