A história da educação tem suas raízes na antiga Grécia que foi o berço da cultura de muitas civilizações, o que proporcionou à humanidade o desenvolvimento de uma estrutura educacional condizente com as necessidades oriundas da realidade de cada nação. Hoje, a humanidade caminha seguindo os mesmos passos deixados pelos seus antepassados e o Brasil, principalmente Minas Gerais, não se afastou dessas diretrizes, apesar de muitas reformas terem sido feitas tanto no ensino básico, quanto no ensino superior. Mas, todas essas mudanças não conseguiram deter a crise na educação. Nessa perspectiva, temos como objetivo, desenvolver uma reflexão crítica acerca da postura do professor em face dos aspectos históricos e tradicionais que estariam interferindo na sua docência, levando-se em conta a forma como o educador aborda essas características, uma vez que estas estariam diretamente relacionadas com a compreensão do mundo que o rodeia, conferindo ao docente certa autoridade para ministrar com êxito a sua prática docente. Dessa forma, todos esses aspectos refletiram de certa maneira no Estado de Minas Gerais, que sob a ótica histórica, no início do século XX encontrava-se mergulhado numa posição de relativa estagnação econômica e cultural, que contrastava com o papel proeminente exercido pela oligarquia, não apenas no cenário interno do Estado, onde controlava o campo e a cidade, como também o cenário nacional no qual compartilhava com São Paulo o monopólio político do país. O tema da educação é retratado desde Platão quando dissera que o homem livre deve visar a própria cultura, não para o ofício mas para educação, compartilhando deste mesmo ponto de vista, Varrão diz que não é digno de um homem livre trabalhar para viver, concordando com isso também Aristóteles. Já Cícero diz que as virtudes tem sua origem nos romanos, e a cultura nos gregos. Diante disto, percebemos que a história da educação foi repensada por muitos filósofos e que atualmente muitos professores ainda se deparam com sérios problemas em sua prática educativa, no que diz respeito ao seu papel enquanto educador, tais como: a dificuldade encontrada por eles em manter a disciplina na sala de aula e em despertar o interesse dos alunos para com o conteúdo. Atualmente existem dois paradigmas que se contrapõem na educação: de um lado a postura do professor tradicional e de outro o professor crítico-reflexivo, que é capaz de interagir com a tecnologia, diversificando dessa forma, a sua prática docente. O caminho metodológico escolhido é a pesquisa qualitativa que será desenvolvida a partir de entrevistas com os recém-egressos do curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia, atuantes na rede regular de ensino, que serão interrogados a respeito da sua postura, enquanto professor integrado no contexto histórico, quais saberes são importantes e como têm construído sua identidade de educadores. Esperamos contribuir com os recentes debates que valorizam uma formação profissional do educador, com base nas concepções de educação em vigor, quais sejam a prática reflexiva, a formação continuada e a pesquisa como aprimoramento da prática pedagógica.
www.faced.ufu.br/nephe/images/arq-ind.../profissao-docente.pdf
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PROFISSÃO DOCENTE: SABERES E PRÁTICAS DOS RECÉM-EGRESSOS
DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Cristina Vilarinho dos Reis Freitas
Valdinei Moreira Borges
RESUMO
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