"Ser educador é muito mais do que ser professor. Para ser educador, não basta conhecer teorias, aplicar metodologias, é preciso uma predisposição interna, uma compreensão mais ampla da vida, um esforço sincero em promover a própria autoeducação, pois o educador verdadeiro é aquele que, antes de falar, exemplifica; antes de teorizar, sente e antes de ser um profissional é um ser humano." (Incontri)


"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática." (Paulo Freire)


"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar e para convencer, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e preparado para as boas obras” (2 Tm 3, 16-17)

Não é permitido utilizar imagens deste face sem autorização do proprietário.



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

MINHA PARTICIPAÇÃO NO I FÓRUM PARAENSE DE TECNOLOGIAS SOCIAIS


 I Fórum Paraense de Tecnologias Sociais
"Seminário de Aproveitamento de Água da Chuva na Amazônia como Tecnologia Social"
Data de realização: de 23/10 a 25/10/13 - Hangar


No Pará, mais da metade dos seus 144 municípios não possuem tratamento de água distribuída à população. O cenário amazônico força a proposição de alternativas que garantam o acesso digno à água de qualidade.Alternativas tecnológicas voltadas para captação de águas pluviais buscam diminuir o contraste entre a abundância e a escassez de água na região amazônica. 

Por meio do projeto "Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais", Secti e Seas trabalham juntas para implantar 800 sistemas de águas pluviais em comunidades da zona rural paraense.







No 1º dia de realização do I Fórum Paraense de Tecnologias Sociais, tive a oportunidade visitar o stand em memória de Vicente Salles: um desbravador da cultura paraense. Nascido em 1931, na Vila de Caripi do município de Igarapé-Açu, Vicente Salles ajudou a preencher lacunas na bibliografia sobre o povo e a cultura do Pará, graças à sua atuação como pesquisador, antropólogo, historiador, folclorista e jornalista.

Na década de 90, Vicente Salles doou seu acervo ao Museu da UFPA, que organizou a Coleção Vicente Salles - referência em pesquisa sobre o folclore amazônida. Vale a pena visitar!





Ainda durante a realização do I Fórum Paraense de Tecnologias Sociais, visitei o stand do grupo Iara Agroecológico, da Ufra, expondo trabalhos horta suspensa com a utilização de garrafas PETS, horta caseira, criação de abelhas e minhocas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário