terça-feira, 19 de julho de 2011
Comunidade Castanhal de Mari Mari completa 101 anos
Comunidade Castanhal de Mari Mari completa 101 anos
Conhecida por seus atrativos naturais e sua rica fauna e flora, a Comunidade de Mari Mari, localizada no entorno da Unidade de Conservação Parque Municipal da Ilha de Mosqueiro (PMIM), comemora no próximo sábado (23), 101 anos. Durante o final de semana, a programação será marcada com a inauguração de trilha ecológica e capela, além de almoço regional e muito festejo ao som do tradicional carimbó.
A comunidade é formada por aproximadamente 25 famílias que desempenham atividades econômicas como a pesca artesanal, o extrativismo vegetal, agricultura com a plantação de mandioca, construção de pequenas embarcações, a manufatura de elementos artesanais a partir de recursos naturais e também a fabricação de carvão.
Caracterizada por sua riqueza ambiental, Castanhal de Mari Mari possui uma floresta rica em atrativos naturais. No aniversário, um dos presentes entregues aos moradores e aos turistas será a inauguração da trilha Castanheiras, sinalizada recentemente pelo Ecomuseu da Amazônia.
Uma equipe especializada do Ecomuseu também está capacitando alguns moradores para atuar como monitores da mesma. De acordo com Anny Linhares, da equipe do Ecomuseu, a capacitação dos próprios moradores é muito importante. “Com a trilha sinalizada e estruturada, o turismo local tende a crescer, e consequentemente gerar renda para comunidade” explica.
O percurso da trilha dura cerca de 1h30min, nele pode-se encontrar castanheiras centenárias, área de várzea, as raras samambaias azuis, além de uma fauna rica em animais exóticos, como a borboleta azul, que caracteriza a presença de floresta primária. A trilha das Castanheiras compreende a um terço da trilha Olhos d’água, implantada em 1998 na comunidade, que liga Castanhal de Mari Mari a Comunidade de Caruaru.
Castanhal de Mari Mari apresenta uma gastronomia típica de peixe, camarão, farinha de mandioca, açaí entre outros. Seu artesanato é composto por trançado de palha, miriti e fabricação de varinhas bordadas. Na música e na dança, o carimbo é marcante na comunidade que tem canções contendo letras que relatam elementos típicos do local como a samambaia azul e o círio comemorado na região.
A programação ainda prevê a inauguração da Capela Santa Maria, com capacidade para trinta pessoas. Haverá também a apresentação das rainhas do centenário, que irão representar as diferentes gerações encontradas na comunidade, e rodadas de carimbó, com a apresentação do grupo local “Filhos da Terra Mari-Mari”.
Programação
Dia 23/079h - Saída de barco do Porto do Pelé (Mosqueiro).10h - Missa solene (inauguração da Capela Santa Maria)11h30 - Percurso pela Trilha Castanheiras12h30 - Almoço com comidas regionais13h30 - Bingo14h30 - Apresentação do grupo de carimbó "Filhos da Terra Mari-Mari"15h - Apresentação das Rainhas do Centenário15h30 - Parabéns para o Mari-Mari
21h - Baile do Centenário (no salão de eventos da comunidade)
Dia 24/07
Torneio esportivo
Texto: Izabelle de Mesquita
Reportagem publicada no blog:
http://admospmb.blogspot.com/2011/07/comunidade-castanhal-de-mari-mari.html
Reportagem publicada no blog:
http://admospmb.blogspot.com/2011/07/comunidade-castanhal-de-mari-mari.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário