"Ser educador é muito mais do que ser professor. Para ser educador, não basta conhecer teorias, aplicar metodologias, é preciso uma predisposição interna, uma compreensão mais ampla da vida, um esforço sincero em promover a própria autoeducação, pois o educador verdadeiro é aquele que, antes de falar, exemplifica; antes de teorizar, sente e antes de ser um profissional é um ser humano." (Incontri)


"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática." (Paulo Freire)


"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar e para convencer, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e preparado para as boas obras” (2 Tm 3, 16-17)

Não é permitido utilizar imagens deste face sem autorização do proprietário.



domingo, 28 de agosto de 2011

MOSQUEIRO: RESQUÍCIOS DOS PREJUÍZOS











Após o acidente ocorrido no dia 16/08 com um caminhão que transportava uma aparelhagem de som, indo de Belém a Mosqueiro, colidindo com o poste de enérgia elétrica e causando grandes prejuízos aos moradores e comerciantes da Ilha, voltamos ao local para verificar as soluções que levaram ao restabelecimento da energia dois dias após o ocorrido.
Tenha uma visão da atual situação em 27/08/2011, conforme as imagens, anexas.

Segundo blog: http://blogdochicao.com.br/index.php/2011/07/17/ponte-de-mosqueiro-passara-por-reforma/

Ponte de Mosqueiro passará por reforma

O Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Transportes (Setran), vai abrir licitação em agosto deste ano para a reforma da superestrutura da ponte Sebastião de Oliveira, a conhecida ponte da PA-391 que leva à ilha de Mosqueiro, um dos refúgios mais procurados pelos veranistas nesta época do ano.
A ponte, construída em concreto armado, passou por uma avaliação técnica um mês antes das férias escolares. A pedido da população, a secretaria enviou uma equipe técnica ao local. Na ocasião, os engenheiros da Setran constataram que os pilares e as fundações estavam em perfeito estado para receber a demanda de veranistas.
A última reforma feita na estrutura aconteceu em 2008, e em maio deste ano o titular da Setran, Francisco Melo (Chicão), ordenou que uma inspeção fosse realizada para avaliar suas reais condições, inclusive para esclarecer qualquer possibilidade de risco de desabamento. Os reparos emergenciais foram concluídos antes do início das férias escolares, quando o tráfego na PA-391 com destino à bucólica, como é conhecida a ilha de Mosqueiro, é intenso.
Foram realizados serviços de manutenção do tabuleiro (que é o piso da ponte), recomposição das juntas de dilatação, recuperação do guarda-corpo, que foi danificado por um acidente de carro, e pintura de sinalização em toda sua extensão. A ponte Sebastião Oliveira fica na rodovia PA-391, sobre o furo da marinha e tem uma extensão de 1.485 metros e 10 metros de largura. (Ascom Setran)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

AVENIDA DOS PESCADORES, PRAIA DO AREIÃO. MOSQUEIRO

DENOMINA DE AVENIDA DOS PESCADORES O TRECHO DA PRAIA DO AREIÃO, PERÍMETRO QUE SE INICIA NA RUA MARQUES BRAGA E FINDA NOS TERRENOS DE BITAR IRMÃOS, NA VILA BALNEÁRIO DO MOSQUEIRO.
A CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM, estatui e eu sanciono a seguinte lei:
Art. 1º Fica denominada de Avenida dos Pescadores, o trecho da Praia do Areião, perímetro que se inicia na Rua Marques Braga e termina nos terrenos de Bitar Irmãos , na Vila balneário do Mosqueiro, numa homenagem deste Poder a Colônia dos Pescadores que esta radicada há mais de cinqüenta anos.
Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE BELÉM, em 16 de dezembro de 1976. Ajax Carvalho D`Oliveira.
Prefeito Municipal de Belém.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

COMUNIDADE DO MARI MARI COMPLETOU 101 ANOS EM 23/07/2011

terça-feira, 19 de julho de 2011

Comunidade Castanhal de Mari Mari completa 101 anos‏
Conhecida por seus atrativos naturais e sua rica fauna e flora, a Comunidade de Mari Mari, localizada no entorno da Unidade de Conservação Parque Municipal da Ilha de Mosqueiro (PMIM), comemora no próximo sábado (23), 101 anos. Durante o final de semana, a programação será marcada com a inauguração de trilha ecológica e capela, além de almoço regional e muito festejo ao som do tradicional carimbó.
A comunidade é formada por aproximadamente 25 famílias que desempenham atividades econômicas como a pesca artesanal, o extrativismo vegetal, agricultura com a plantação de mandioca, construção de pequenas embarcações, a manufatura de elementos artesanais a partir de recursos naturais e também a fabricação de carvão.
Caracterizada por sua riqueza ambiental, Castanhal de Mari Mari possui uma floresta rica em atrativos naturais. No aniversário, um dos presentes entregues aos moradores e aos turistas será a inauguração da trilha Castanheiras, sinalizada recentemente pelo Ecomuseu da Amazônia.
Uma equipe especializada do Ecomuseu também está capacitando alguns moradores para atuar como monitores da mesma. De acordo com Anny Linhares, da equipe do Ecomuseu, a capacitação dos próprios moradores é muito importante. “Com a trilha sinalizada e estruturada, o turismo local tende a crescer, e consequentemente gerar renda para comunidade” explica.
O percurso da trilha dura cerca de 1h30min, nele pode-se encontrar castanheiras centenárias, área de várzea, as raras samambaias azuis, além de uma fauna rica em animais exóticos, como a borboleta azul, que caracteriza a presença de floresta primária. A trilha das Castanheiras compreende a um terço da trilha Olhos d’água, implantada em 1998 na comunidade, que liga Castanhal de Mari Mari a Comunidade de Caruaru.
Castanhal de Mari Mari apresenta uma gastronomia típica de peixe, camarão, farinha de mandioca, açaí entre outros. Seu artesanato é composto por trançado de palha, miriti e fabricação de varinhas bordadas. Na música e na dança, o carimbo é marcante na comunidade que tem canções contendo letras que relatam elementos típicos do local como a samambaia azul e o círio comemorado na região.
A programação ainda prevê a inauguração da Capela Santa Maria, com capacidade para trinta pessoas. Haverá também a apresentação das rainhas do centenário, que irão representar as diferentes gerações encontradas na comunidade, e rodadas de carimbó, com a apresentação do grupo local “Filhos da Terra Mari-Mari”.
Programação
Dia 23/079h - Saída de barco do Porto do Pelé (Mosqueiro).10h - Missa solene (inauguração da Capela Santa Maria)11h30 - Percurso pela Trilha Castanheiras12h30 - Almoço com comidas regionais13h30 - Bingo14h30 - Apresentação do grupo de carimbó "Filhos da Terra Mari-Mari"15h - Apresentação das Rainhas do Centenário15h30 - Parabéns para o Mari-Mari
21h - Baile do Centenário (no salão de eventos da comunidade)
Dia 24/07
Torneio esportivo
Texto: Izabelle de Mesquita
Reportagem publicada no blog:
http://admospmb.blogspot.com/2011/07/comunidade-castanhal-de-mari-mari.html