"Ser educador é muito mais do que ser professor. Para ser educador, não basta conhecer teorias, aplicar metodologias, é preciso uma predisposição interna, uma compreensão mais ampla da vida, um esforço sincero em promover a própria autoeducação, pois o educador verdadeiro é aquele que, antes de falar, exemplifica; antes de teorizar, sente e antes de ser um profissional é um ser humano." (Incontri)


"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática." (Paulo Freire)


"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar e para convencer, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e preparado para as boas obras” (2 Tm 3, 16-17)

Não é permitido utilizar imagens deste face sem autorização do proprietário.



quarta-feira, 25 de abril de 2012

quarta-feira, 18 de abril de 2012

PARTIDO VERDE LANÇA PROGRAMA "BELÉM CAPITAL ECOLÓGICA DA AMAZÔNIA"

quarta-feira, 18 de abril de 2012

image

PSOL discute Belém 400 anos: qual a cidade que queremos?

Esta foi a indagação que deu partida para os debates organizado pelo PSOL, ontem, 17.04, no Hotel Sagres, sobre o futuro da nossa cidade e a próxima campanha eleitoral.
Um auditório lotado assistiu o documentário “Belém das águas”, produzido por Januário Guedes, com texto de Euclides Bandeira e voz de Valter Bandeira. Salomão Habibb fez o público viajar nas cordas de seu violão aos antigos quintais, com suas touceiras de açaí, que eram amaçados com uma garrafa num alguidar (alguns dizem de barro, mas alguidar já é um vaso de barro).
Edmilson Rodrigues, recebido como líder e candidato a prefeito, assistiu a leitura do manifesto do movimento lançado na ocasião e ouviu, com um largo sorriso, Charles Alcântara, destaco mestre de cerimônia, pronunciar o slogan “teu povo te quer de volta”.
Parabéns ao PSOl e ao deputado Edmilson Rodrigues pelo evento e por discutir seriamente um projeto de desenvolvimento participativo para Belém. A presença de lideres comunitários, sindicais, arquitetos, artistas, empresários e cidadãos, comprovou o bom índice que as pesquisas estão apontando, dando o ex-prefeito em primeiro lugar.

Disponível: 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

10 SOLUÇÕES PARA MELHORAR O BRASIL (QUE FUNCIONAM NA CHINA)

 Brasil, Brasil, Brasil ....
   
 cid:1.3362339867@web161707.mail.bf1.yahoo.com

cid:2.2957794591@web113514.mail.gq1.yahoo.com
10 soluções para melhorar o Brasil (que funcionaram na China)
 
O Primeiro Ministro da China, Wen Jiabao, visitou o Brasil recentemente pela primeira vez e supreendeu pelo conhecimento que tem sobre nosso país, segundo ele, devido ao aumento da amizade e dos negócios entre Brasil e China. Vem estudando nossa cultura, nosso povo, nosso desenvolvimento e nosso governo nos últimos 5 anos e aproveitou a visita de acordos comerciais para lançar algumas sugestões que, segundo ele, foram responsáveis pelas mudanças e pelo crescimento estrondoso da China nos últimos anos.
 Durante uma de suas conversas com a Presidente Dilma e seus ministros, Wen foi enfático no que ele chama de "Solução para os paises emergentes", que é o caso do Brasil, China, Índia e outros países que entraram em grande fase de crescimento nos últimos anos, sendo a China a líder absoluta nessa fila.
 O que o ministro aponta como principal ponto para que um país como o Brasil desponte a crescer fortemente???
 Mudanças imediatas na administração do país, sendo a principal delas, a eliminação de fatores hipócritas, onde as leis insistem em ver o lado teórico e não o prático e real de suas consequèncias, sendo que, para isso o país terá que sofrer mudanças drásticas em seus pontos de vista atuais, como fez a China nos últimos 20 anos, sendo os 10 principais os que se seguem:
 1) PENA DE MORTE PARA CRIMES HEDIONDOS COMPROVADOS:
Fundamento: Um governo tem que deixar de lado a hipocrisia quando toca neste assunto. Um criminoso não pode ser tratado como celebridade. Criminosos reincidentes que já tiveram sua chance de mudar e não mudaram não merecem, portanto, tanto empenho do governo e nem a sociedade honesta e trabalhadora merece conviver com tamanha impunidade e medo. Citou alguns exemplos bem claros: Maníaco do parque, Lindeberg, Suzane Richthofen, Beira Mar, Elias Maluco, etc. Eliminando os bandidos mais perigosos, os demais terão mais receio em praticarem seus crimes. Isso refletirá imediatamente na segurança pública do país e na sociedade, principalmente na redução drástica com os gastos públicos em segurança. A longo prazo isso também reflete na cultura e comportamento de um povo.
 2) PUNIÇÃO SEVERA PARA POLÍTICOS CORRUPTOS:
Fundamento: É estarrecedor saber que o Brasil tem o 2º maior índice de corrupção do mundo, perdendo apenas para a Nigéria. Porém, comparando os dois países o Brasil está em uma situação bem pior, já que não pune nenhum político corrupto como deveria. O Brasil é o único país do mundo que não tem absolutamente nenhum político preso por corrupção. Portanto, está clara a razão dessa praga (a corrupção) estar cada vez pior no país, já que nenhuma providência é tomada. Na China, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua, além, é óbvio, da imediata devolução aos cofres públicos dos valores roubados. O ministro chinês fez uma pequena citação que apenas nos últimos 5 anos, o Brasil já computou um desvio de verbas públicas de quase 100 bilhões de reais, o que permitiria investimentos de reflexo nacional. Ou seja, algo está errado e precisa ser mudado imediatamente.
 3) QUINTUPLICAR O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO:
Fundamento: Um país que quer crescer precisa produzir os melhores profissionais do mundo e isso só é possível quando o país investe, no mínimo, 5 vezes mais do que o Brasil tem investido hoje em educação. Caso contrário, o país fica emperrado, aqueles que poderiam ser grandes profissionais, acabam perdidos no mercado de trabalho por falta da base que deveria prepará-los. Com o tempo, é normal a mão de obra especializada passar a ser importada, o que vem ocorrendo  cada vez mais no Brasil, principalmente nos últimos 5 anos quando o país passou a crescer em passos mais largos.
 4) REDUÇÃO DRÁSTICA DA CARGA TRIBUTÁRIA E REFORMA TRIBUTÁRIA IMEDIATA:
Fundamento: A China e outros países desenvolvidos como os EUA já comprovaram que o crescimento do país não necessita da exploração das suas indústrias e empresas em geral. Pelo contrário, o estado precisa ser aliado e não inimigo das empresas. Afinal, é do trabalho destas empresas que o país tira seu sustendo para crescer e devolver qualidade de vida a seus cidadãos. A carga tributária do Brasil é injusta e desorganizada e enquanto não houver uma mudança drástica, as empresas não conseguirão competir com o mercado externo e o interno ficará emperrado como já é.
 5) REDUÇÃO DE PELO MENOS 80% DOS SALÁRIOS DOS POLÍTICOS BRASILEIROS:
Fundamento: Os Brasil tem os políticos mais caros do mundo. Isso ocorre pela cultura da malandragem instalada após a democrácia desorganizada que tomou posse a partir dos anos 90 e pela falta de regras no quesito salário do político. O político precisa entender que é um funcionário público como qualquer outro, com a função de empregar seu trabalho e seus conhecimentos em prol do seu país e não um "rei" como se vêem atualmente. A constituição precisa definir um teto salarial compatível com os demais funcionários públicos e a partir dai, os aumentos seguirem o salário mínimo padrão do país. Na China um deputado custa menos de 10% do que um deputado brasileiro. A revolta da nação com essa balbúrdia com o dinheiro público, com o abuso de mega-salários, sem a devida correspondência em soluções para o povo, causa ainda mais prejuízos ao estado, pois um povo sentindo-se roubado pelos seus líderes políticos, perde a percepção do que é certo, justo, honesto e honrado.
 6) DESBUROCRATIZAÇÃO IMEDIATA:
Fundamento: O Brasil sempre foi o país mais complexo em matéria de negociação. Segundo Wen, a China é hoje o maior exportador de manufaturados do mundo, ultrapassando os EUA em 2010 e sem nenhuma dúvida, a China e os EUA consideram o Brasil, o país mais burocrata, tanto na importação, quanto exportação, além é claro, do seu mercado interno. Para tudo existem dezenas de barreiras impedindo a negociação que acabam, muitas vezes, barrando o desenvolvimento das empresas e refletindo diretamente no desenvolvimento do país, isso é um caso urgente para ser solucionado.
7) RECUPERAÇÃO DO APAGÃO DE INVESTIMENTOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS:
Fundamento: O Brasil sofreu um forte apagão de investimentos nos últimos 50 anos. Isso é um fato comprovado. A falta de investimentos em infraestrutura, em educação, em cultura e em, praticamente, todas as demais áreas,  impediu o crescimento do país e continuará impedindo por no mínimo mais 50 anos se o Brasil não tomar atitudes fortes hoje. O Brasil tem tudo para ser um grande líder mundial, tem território, não sofre desastres naturais severos, vive em paz com o resto do mundo, mostrou-se inteligente ao sair ileso da grande crise financeira de 2008, porém, precisa ter a coragem de superar suas adversidades políticas e aprender investir corretamente naquilo que mais necessita.
 8) INVESTIR FORTEMENTE NA MUDANÇA DE CULTURA DO POVO:
Fundamento: A grande massa do povo brasileiro não acredita mais no governo, nem nos seus políticos. Não respeita as instituições, não acredita em suas leis, nem na sua própria cultura. Acostumou-se com a desordem governamental e passou a ver como normal as notícias trágicas sobre corrupção, violência, etc. Portanto, o Brasil precisa investir na cultura brasileira, iniciando pelas escolas, empresas, igrejas, instituições públicas e assim por diante, começando pela educação patriótica, afinal, um grande povo precisa amar e honrar seu grande país, senão é invevitável que a longo prazo, comecem surgir milícias armadas na busca de espaço e poder paralelo ao governo, ainda mais, sendo o Brasil um país de proporções continentais como é.
 9) INVESTIR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA IMEDIATAMENTE:
Fundamento: Proporcionalmente, o Brasil investe menos de 8% do que a China em ciência e tecnologia. Isso começou a ter forte reflexo no país nos últimos 5 anos, quando o Brasil passou a crescer e aparecer no mundo como um país emergente e que vai crescer muito a partir de agora, porém, não tem engenharia de qualidade, não tem medicina de qualidade, tecnologia de qualidade, não tem profissionais com formação de qualidade para concorrer com os países desenvolvidos que se encontram mais de 20 anos a frente do Brasil. Isso é um fato e precisa ser visto imediatamente, pois reflete diretamente no desenvolvimento de toda nação.
 10) MENORIDADE PENAL E TRABALHISTA A PARTIR DE 16 ANOS (o mundo está envelhecendo...):
Fundamento: O Brasil é um dos poucos países que ainda possuem a cultura de tratar jovens de 15 a 18 anos como crianças, não responsáveis pelos seus atos. Além de proibi-las de oferecer sua mão de obra, erro fatal para toda a sociedade,  o Brasil, assim como a grande maioria dos paises, está envelhecendo e precisa mais do que  nunca de mão de obra renovada. Essa contradição hipócrita da lei, serve apenas para criar bandidos perigosos, que ao atingirem 18 anos, estão formados para o crime, já que não puderam trabalhar e buscaram apenas no crime sua formação. Na China, jovens tem permissão do governo para trabalhar normalmente (não apenas como estagiários como no Brasil) a partir dos 15 anos, desde que continuem estudando e, assim, respondem pelos seus crimes normalmente, como qualquer adulto com mais de 18 anos.
Este texto foi retirado do Blog do jornalista Joemir Beting da Rede Bandeirantes. Segundo Joelmir, o texto não está na íntegra, já que não foi permitida a sua divulgação nos meios de comunicação. Também, segundo o assessor que permitiu o "vazamento" do relatório da conversa com o primeiro ministro chinês, o governo brasileiro optou por não divulgar estas informações por não se tratarem da real missão do primeiro ministro ao Brasil, que era apenas para tratar de assuntos comerciais entre os dois paises, mas como diz Joelmir, para bom entendedor, apenas isso basta, ou seja, não há interesse do governo em divulgar esses fatos, pois, para o PT e demais governantes, do jeito que o Brasil se encontra é exatamente o jeito que eles sempre sonharam, um país que reina a impunidade política e o povo não tem vez nem voz, até porque, essa cultura que o Sr Wen tanto cita, é exatamente o que poderia causar problemas na atual política brasileira. Um povo acomodado e que apenas assiste de camarote o corrupto sacar dinheiro do seu próprio bolso, é o sonho de qualquer criminoso do colarinho branco.
REPASSE CARO AMIGO
Joelmir Beting
Jornalista
http://www.joelmirbeting.com.br

 Subject: 10 soluções para melhorar o Brasil...
Date: Tue, 3 Apr 2012 20:21:56 -0300

 RAIMUNDO GONDIM
raigondim@uol.com.br
msn:  raigondim@hotmail.com
Skype: raigondim
(91) 91149569 / 82801467

sábado, 14 de abril de 2012

PEGADA ECOLOGICA CHEGA A MOSQUEIRO

Ecologia - Calcule sua pegada ecológica

Pagada Ecológica?

Cada ser vivo necessita de uma quantidade mínima de espaço natural produtivo para sobreviver. Os humanos, neste e noutros aspectos, são semelhantes às outras espécies. Na verdade, a nossa sobrevivência depende da existência de alimentos, de uma fonte constante de energia, da capacidade de os vários resíduos que produzimos serem absorvidos e, assim, deixarem de constituir uma ameaça, bem como da disponibilidade de matérias-primas para os processos produtivos. Contudo, o consumo tem aumentado significativamente, bem como a população mundial, pelo que o espaço físico terreste pode não ser suficiente para nos sustentar. Para assegurar a existência das condições favoráveis à vida que ainda hoje existem teremos que viver de acordo com a capacidade de carga do planeta, ou seja, de acordo com o que a Terra pode fornecer e não com o que gostaríamos que fornecesse...

As pegadas ecológicas medem as exigências que a humanidade impõe sobre a natureza. Tudo o que fazemos tem consequências......

Aplique um simples questionário que mostrará sua pegada ecológica em hetáreas globais, por categoria de consumo (Alimento, alojamento, bens e serviços e consumo de carbono), meidrá sua consciência ecológica e contribuição à pagada ecológica por bioma.
http://blogdoenriquez.blogspot.com.br/2010/01/ecologia-calcule-sua-pegada-ecologica.html


Ecological Footprint Quiz by Redefining Progress

Lazer e tranqüilidade atraem turistas de todo país a Mosqueiro

Conhecida pela calmaria e tranqüilidade de suas praias, a Ilha de Mosqueiro é uma das melhores opções de viagem aos que procuram sossego e descanso da rotina estressante dos grandes conglomerados urbanos. Na “Bucólica”, como o balneário é carinhosamente chamado pela população paraense, as alternativas de lazer são as mais variadas.
História – Distrito de Belém, a Ilha de Mosqueiro ficou conhecida como balneário a partir do final do século XIX, durante o período áureo da borracha, quando estrangeiros costumavam passar os fins de semana na ilha. Ingleses da Pará Eletric Railways Company instalaram energia elétrica e de meio de transporte interno. Enquanto que, alemães, franceses e americanos eram em sua maioria funcionários de companhias estrangeiras como a Port of Pará e Amazon River. Não tardou para que seringueiros e balateiros da região do Marajó e a própria sociedade belenense seguissem os passos dos europeus e americanos, passando a erguer na orla vivendas e trapiches para embarque e desembarque da população.
Atrativos - Para os amantes do ecoturismo, Mosqueiro abriga o Parque Ambiental da Ilha do Mosqueiro e a Estação Ecológica do Furo das Marinhas. A superfície da ilha é totalmente plana contendo belíssimas paisagens. A ilha apresenta pequenos rios e igarapés onde podem ser realizados passeios por ilhotas, como as de Maruins e dos Papagaios para a observação de pássaros e animais silvestres, bem como da paisagem amazônica e seus habitantes.
O Sítio Pratiquara localizado, em frente ao rio de mesmo nome, oferece excelente infra-estrutura, um saboroso peixe grelhado e descanso ao som dos pássaros. A arquitetura é rústica com mesas, cadeiras, lixeira e até mesmo o banheiro feitos com plantas e madeiras da região. Também é possível tirar um cochilo em redes feitas de bambu e de corda.
Com belas praias, banhadas por águas de baías e com ondas semelhantes às de praias oceânicas, Mosqueiro é um dos destinos mais apreciados pelos veranistas. As mais movimentadas são a do Farol, Chapéu Virado, Porto Arthur, Murubira, Ariramba, São Francisco e Carananduba. Para quem gosta de privacidade, Mosqueiro dispõem ainda de praias mais afastadas como o Marahú, Paraíso e Baía do Sol. Em geral, as praias da ilha apresentam boa infra-estrutura de serviços, com barracas padronizadas para a venda diária de bebidas e refeições.
O patrimônio histórico e cultural de Mosqueiro reúne os chalés de veraneio datados da primeira metade do século XX, em modelos copiados da França, Alemanha, Suíça e Bélgica. O acapu, madeira nobre da região, foi utilizado para construção de grande parte destes patrimônios concentrados principalmente nas praias do Chapéu Virado, Farol e Murubira. O Hotel Farol, a Fábrica Bitar, o Mercado Municipal e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó também são belos exemplares arquitetônicos da ilha, frutos da herança européia na região.
O folclore de bois-bumbás, cordões pássaros e as quadrilhas juninas são algumas das manifestações que enriquecem o folclore da ilha e encantam os visitantes. O ponto alto ocorre durante o festival folclórico que se realiza anualmente no mês de julho. O artesanato em Mosqueiro também é de forte tradição. Baseado em cerâmica, madeira, palha e raízes de árvores, e principalmente raízes, os artesãos costuma utilizar traços que se assemelham aos animais. A confecção e o conhecimento são passados de pai para filho, de geração em geração.
Por fim, o turista estará num dos mais ricos destinos gastronômicos do Brasil. Em Mosqueiro, o típico café da manhã regional é vendido em plena Praça da Matriz, em mais de quinze barraquinhas padronizadas e instaladas bem em frente ao Mercado Municipal. Logo cedo, as barraqueiras começam a servir sucos, café com leite, mingau, cuscuz, pão e a tradicional tapioquinha. Também são muitos os pontos de venda de tacacá. Além disso, a abundância de peixes encontrados na região pode ser encontrada na maioria dos restaurantes e hotéis do Mosqueiro, em especial, a famosa Caldeirada.
Quando ir? Pode ser no verão paraense, em julho, para desfrutar do sol e das praias. Fora de temporada Mosqueiro também é uma excelente opção para quem busca descanso e lazer com conforto e segurança.
Onde ficar? O hotel Pouso dos Arirambas oferece conforto e comodidade aos visitantes. Está localizado na Estrada do Carananduba, no Francisco.
Onde comer? O Restaurante Quintela Fogão de Lenha é dica para uma boa refeição, na Estrada do Carurara, no Paraíso.
Texto: Israel Pegado – Assessoria de Imprensa da Paratur
0 comentários